Microsoft Loop – saiba mais

O Microsoft Loop é um novo aplicativo colaborativo que faz parte do Microsoft 365 que permite que equipes criem, compartilhem e editem componentes dinâmicos, como tabelas, listas, parágrafos e quadros de dados, em diferentes aplicativos e dispositivos. O objetivo do Loop é facilitar a cocriação de conteúdo, a tomada de decisões e a execução de tarefas em conjunto, ele foi anunciado pela Microsoft em novembro de 2021 e foi finalmente liberado ao público essa semana, durante o Microsoft Ignite.

Ele é composto por três elementos principais: os componentes do Loop, os workspaces do Loop e os blocos do Loop.

Os componentes do Loop são pequenas unidades de informação que podem ser inseridas em chats do Teams, e-mails do Outlook, quadros de dados ou outros locais no ecossistema do Microsoft 365. Eles são sincronizados em tempo real e podem ser editados por qualquer pessoa que tenha acesso a eles.

Os componentes do Loop são salvos automaticamente em arquivos .loop no OneDrive do criador, onde podem ser gerenciados e expandidos com mais componentes. Durante uma reunião, ao clicar em anotações, o Loop é carregado na lateral direita da janela, com a opção de gerar anotações e tarefas, que podem ser atribuídas para as pessoas – essas tarefas vão direto para o Microsoft To-do! 🤯

 Os workspaces do Loop são espaços visuais onde as equipes podem organizar e conectar os componentes do Loop para criar projetos mais complexos. Eles oferecem sugestões inteligentes, modelos de página e um menu de inserção para facilitar o início e a personalização dos workspaces. Os workspaces do Loop também podem ser acessados pelo Office.com ou pelo aplicativo Loop. Vejam abaixo alguns exemplos de modelos sugeridos pela ferramenta – existem vários, dá vontade de explorar um por um – já gostei dos modelos “Resumo do projeto” e “Reunião 1:1”:

Os blocos do Loop são ferramentas de automação que permitem que as equipes criem fluxos de trabalho personalizados usando os componentes do Loop. Eles podem ser usados para enviar notificações, atualizar dados, integrar serviços externos e muito mais. Os blocos do Loop estarão disponíveis em uma versão futura do aplicativo.

Uma das principais vantagens do Loop é que ele se integra perfeitamente aos outros serviços do Microsoft 365, como o Word, o Excel, o PowerPoint, o OneNote, o SharePoint e o Power Platform. Isso permite que as equipes aproveitem as funcionalidades desses aplicativos para enriquecer seus componentes e workspaces do Loop.

Ele não é a única ferramenta que tem a mesma ideia. Uma possível comparação entre o Loop e o Notion, um aplicativo concorrente que também oferece uma plataforma colaborativa para criar conteúdo e gerenciar projetos, pode levar em conta os seguintes aspectos:

– O Loop tem uma maior integração com os aplicativos do Microsoft 365, enquanto o Notion tem uma maior variedade de integrações com serviços de terceiros.

– O Loop tem uma interface mais simples e intuitiva, enquanto o Notion tem uma interface mais flexível e personalizável.

– O Loop tem um foco maior na cocriação de conteúdo em tempo real, enquanto o Notion tem um foco maior na organização de informações em hierarquias.

– O Loop tem um modelo de preços baseado nas assinaturas do Microsoft 365, enquanto o Notion tem um modelo de preços baseado no número de usuários e no espaço de armazenamento.

Em suma, o Microsoft Loop é um aplicativo colaborativo que busca facilitar a criação, o compartilhamento e a edição de conteúdo dinâmico entre as equipes. Se você é um entusiasta de tecnologia assim como eu, experimente, tente colocá-lo em uso para alguma ação interna e veja o que a ferramenta pode trazer de benefício para você e me diga o que achou nos comentários.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *