Não há mais como ignorar que vivemos na era da inteligência artificial (IA) – sim, ainda diferente do que já vimos em uma série de filmes de ficção científica, ainda não temos sinais das máquinas tomarem os seres humanos como baterias vivas como em Matrix ou alguns anos antes, a Skynet e o dia do julgamento final em Exterminador do Futuro. Mas apenas os mais entusiastas da tecnologia esperaria que hoje usaríamos esses recursos em nossas tarefas diárias, seja na vida pessoal ou profissional. E que ferramentas estão mais ligadas à nossa rotina diária que as soluções Microsoft – Windows, Microsoft 365. Esse universo possui o Microsoft Copilot, a ferramenta de inteligência artificial que tem revolucionado a maneira como interagimos com a tecnologia, utilizando os recursos de GPT (Generative Pre-trained Transformer), algoritmo de inteligência artificial desenvolvido pela empresa OpenAI, criadora do Chat GPT, com foco em compreender e gerar texto de maneira que possa conversar com os usuários, responder perguntas, traduzir textos e realizar diversas outras tarefas relacionadas à linguagem. O GPT é baseado em uma arquitetura de rede neural chamada Transformer, projetada para processar sequências de texto e aprender padrões de linguagem de grandes conjuntos de dados. Explicado o que é a tecnologia principal do Copilot, vamos as diferenças das suas versões.
Microsoft Copilot
O Microsoft Copilot é a versão gratuita da ferramenta e está ali, a disposição no canto inferior esquerdo do Windows ou através do atalho Windows + C. Ele oferece acesso ao modelo de linguagem GPT-4 e GPT-4 Turbo fora dos horários de pico, e ao GPT-3.5 nos horários de pico. Além disso, os usuários recebem 15 boots (créditos) por dia para criar imagens usando o Designer.
Microsoft Copilot Pro
O Microsoft Copilot Pro é a versão premium da ferramenta, com um custo de R$ 110 por mês no Brasil. Ele oferece acesso prioritário ao GPT-4 e GPT-4 Turbo, mesmo durante os horários de pico. Os usuários do Pro recebem 100 reforços por dia usando o Designer, permitindo redimensionar e regenerar imagens entre formatos sem sair da ferramenta Designer. Além disso, o Copilot Pro oferece integração com as ferramentas do Microsoft 365.
Copilot para Microsoft 365
O Copilot para Microsoft 365 é integrado ao plano do Microsoft 365, com um custo de R$ 178,50 por usuário/mês com assinatura anual. Ele oferece todos os benefícios do Copilot Pro, como em especial, a integração com o Microsoft 365, mas a grande diferença de suas capacidades adicionais é justamente seu uso profissional – conexão do Microsoft Graph para o chamado professional grounding, ou seja, utilizar as API’s do Graph para trazer dados salvos no ecossistema da empresa – OneDrive, OneNote, Outlook entre outros.
Abaixo, uma matriz das funcionalidades de cada uma das versões hoje disponíveis.
Independentemente da versão, acredito que a palavra de ordem é: usemos, com sabedoria e responsabilidade mais uma ferramenta que pode facilitar – e muito – a busca de informações, pesquisas, criação de materiais como documentos e apresentações, estimulando cada vez mais a criatividade humana, orientada a um pensamento analítico, interativo, como os diálogos entre Tony Stark e Jarvis – um futuro já não tão distante talvez. Em um próximo post, vamos explorar um pouco mais a arquitetura do Copilot para Microsoft 365. Aguardem!
Leave a Reply